Boa tarde, enófilos!
Um supermercado bom é sempre um convite a novos rótulos a preços acessíveis! Callia Alta Shiraz-Bornarda 2012 veio parar na minha taça assim. A boa e velha Shiraz - uma das variedades mais antigas que se conhece - resulta em um vinho elegante e macio, sempre gostei dessa uva! Mas nunca tinha ouvido falar da Bonarda, que ajuda a compor esse varietal.
A casta Bonarda produz uma bebida fresca, suave e simples. É a segunda variedade tinta mais cultivada na Argentina e uma das mais tradicionais no país. Como é abundante, o seu custo tornou-se baixo e hoje é sinônimo de vinhos econômicos.
Na minha opinião, Callia Alta é um blend muito agradável. Na taça mostra cor rubi profunda e brilhante. No nariz é intenso, com toques frutados. Na boca é robusto, com acidez moderada, taninos suaves e uma textura atraente. É um vinho pouco complexo e quase não se percebe presença de madeira.
Harmonizado com queijos Brie e Camembert, ficou excelente! Esse vinho também combina com aves e massas leves com molhos simples.
Na Argentina, há quem diga que um vinho produzido com a uva Bonarda é revigorante para a alma, combatendo tristezas e saudades...
FICHA TÉCNICA
País de Origem: Argentina
Região: San Juan - Valle de Tulúm
Produtor: Bodegas Callia
Uvas: 70% Shiraz / 30% Bonarda
Safra: 2012
Graduação Alcoólica: 13.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: 30 - 35 reais