Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

Reserva, Reservado ou Gran Reserva?

Boa noite, gente! Tudo certo? =]

Semana passada estive pensando sobre o que significa um vinho ser do tipo "reserva". Consequentemente, a dúvida perpetuou para os tipos "reservado" e "gran reserva", também. Fiz aquela pesquisinha bááásica e vou descrever bem resumidamente a diferença de cada tipo:

  • Reserva: são os vinhos que envelheceram pelo menos 12 meses em barril de carvalho e, depois, por (no mínimo) 3 anos em garrafa antes de ir para o mercado. Exemplo:
 


  • Reservado: termo muito usado pelos produtores do Chile, são os vinhos mais simples. Esses são vinhos mais descontraídos, já que não tem passagem por madeira e por isso não apresentam complexidade. Exemplo:


  • Gran Reserva: para receber esse título, o vinho precisa estagiar ao menos 18 meses em carvalho e, depois disso, mas 36 meses na garrafa, antes de ser distribuído. Sempre vai ter, no mínimo, 5 anos. Exemplo:


Para aqueles que, assim como eu, ainda não sabiam dessas diferenças, espero ter ajudado! E para quem quiser colaborar com mais conhecimentos bacanas, fique a vontade para escrever nos comentários! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Apenas a títulos de colaboração, cabe aqui lembrar que estes títulos (Reserva e Gran Reserva) são muito utilizados pelos produtores da América do Sul, como já citado o Chile, mas também encontramos este tipo de citação nos vinhos do Uruguai e Argentina. Fora da América do Sul também encontramos esta tipificação em alguns vinhos da Espanha (Ex.: Conde de Los Andes Gran Reserva 2005), Portugal (Ex.: Risco Saramago Reserva) e África do Sul (Ex.: Avondale Reserva Syrah 2009).
    Espero ter colaborado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, anônimo! Com certeza colaborou! Cheers!

      Excluir