Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Por céus mais estrelados!

O terceiro e último vinho de nossa degustação foi o Celeste Crianza 2009, um ótimo exemplar espanhol que traz a Tempranillo como principal astro!

Refrescando a memória, o termo crianza é utilizado para designar os vinhos espanhóis que permaneceram pelo menos 24 meses na vinícola de origem antes de serem distribuídos para o comércio, sendo 12 desses meses (no mínimo) envelhecendo em barris de carvalho.

Sobre esse Celeste maravilhoso: revela uma linda cor vermelho violeta, até puxando um pouco para o vermelho escuro, na taça - cor característica de vinhos que estão envelhecendo. Aromas intensos, voltados para especiarias. No paladar, nota-se que, embora frutado, é mais terroso e tem toques de pimenta. Com final e taninos elegantes (que está no ponto ideal, apresenta equilíbrio em seus componentes). 
Foi uma ótima experiência incluí-lo no meu hall de espanhóis já degustados! Além do nome que é lindo, claro!

FICHA TÉCNICA

País de Origem: Espanha
Região: Ribera del Duero
Produtor: Torres
Uva: Tepranillo
Safra: 2009
Graduação Alcoólica: 14%
Garrafa: 750 ml
Preço:  135 - 145 reais

Estrela no céu, estrela no vinho!

Na continuação...

O segundo vinho da noite foi o Estrella Cabernet Sauvignon 2011, um californiano de tirar o fôlego! Eu não esperava tanto desse vinho, já que a uva emblemática da Califórnia é a Zinfandel. Me surpreendeu do primeiro ao último gole!

Na taça, vermelho violeta. No nariz, frutas maduras se sobressaem com um toque de chocolate. Esse vinho apresentou taninos mais maduros e baunilha na língua. Toques sutis de carvalho. Com final persistente, revelou todo o equilíbrio e a elegância de um vinhobem feito!


Na ocasião, harmonizamos com bruschettas de mussarela com molho de tomate e manjericão. Simplesmente maravilhoso!

FICHA TÉCNICA

País de Origem: Estados Unidos
Região: Napa Valley, Califórnia
Produtor: Bronco Wine Company
Uva: Cabernet Sauvignon
Safra: 2011
Graduação Alcoólica: 12.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: 30 - 40 reais

OBS: Medalha de Prata em 2011 no "Orange County Fair Wine Competition"

Um vinho quântico!

Boa noite, winelovers!

Hoje foi dia de degustação entre amigas e conheci vinhos excelentes! O primeiro deles foi o Quantum Classic Ruby Red, um blend sul-africano excelente!

Vermelho escuro na taça, muito lindo! Tem aromas frutados, ressaltando framboesa. No começo é mais alcoólico mas, à medida que respira, mostra seu sabor adocicado característico de um vinho jovem. Apresenta taninos sedosos (elegantes e macios, pouco perceptíveis) e cerejas. É redondo, tem bom corpo e final curto.


Achei muito interessante e agradável, um vinho bem honesto que não deixou a desejar! =)

FICHA TÉCNICA

País de Origem: África do Sul
Região: Western Cape
Produtor: Du Toitskloof Winery
Uvas: Pinotage, Merlot e Ruby Cabernet
Safra: desconhecida
Graduação Alcoólica: 14%
Garrafa: 750 ml
Preço: 45 - 55 reais

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vinho & Arte

Boa tarde, queridos enófilos!


Eu não sou uma mega amante da arte, mas aprecio aquilo que é bom e me acrescenta algo. Peregrinando por aí, me deparei com uma obra de um artista chamado Victor Bauer. Curiosa, revolvi pesquisar um pouco. 

Victor Bauer nasceu em 1969 e hoje vive em Nova Iorque. Seguiu os passos de seu pai, que também pintava. Sempre em contato com o mundo da arte, ele próprio se considera um autodidata. O que mais me chamou a atenção foi que ele não apenas retrata o mundo, mas de alguma forma suas pinturas deixam os sentimentos transparecerem... parece que você sente o estado de espírito da cena!


Dentre quadros lindíssimos, escolhi alguns relacionados a vinhos - ele se dedica a retratá-los de uma maneira muito bela. Espero que gostem! =]

"Silver Oak Winery", por Victor Bauer
"Ocean Breeze- XV", por Victor Bauer
"Pouring Wine No. 15". por Victor Bauer
"Robert Mondavi - Napa Valley", por Victor Bauer

Para conhecer mais, visite: http://www.victorbauer.com/


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Um espanhol encantador!

Boa noite, amantes do vinho!

Estava euzinha guardando esse vinho para uma ocasião especial. Então percebi que a ocasião era justamente ter esse vinho na minha adega! Pinord Clos de Torribas Reserva Tempranillo 2008 foi um presente de aniversário - não poderia ser uma escolha melhor! 

Na taça é de um vermelho escuro, com tons cor de terra. Traz notas frutadas, o que me lembrou um pouco os aromas do Cabernet Sauvignon, e logo se sente a madeira no nariz. Na boca é um vinho bastante equilibrado com taninos potentes, e muito agradável. Tem fundo persistente e leve presença de tabaco.

A característica mais marcante desse rótulo é seu aroma complexo, típico de um vinho reserva: 12 meses estagiando em barricas de carvalho, além de 24 meses envelhecendo na garrafa, antes de ia para o comércio. 

Em geral, o Tempranillo harmoniza muito bem com molhos a base de tomate, carnes vermelhas e pratos com especiarias. Na ocasião, harmonizei com nhoque ao molho pomodoro e bife. Combinou perfeitamente! ;)



FICHA TÉCNICA

País de Origem: Espanha
Região: Penedès
Produtor: Pinord
Uva: Tempranillo
Safra: 2008
Graduação Alcoólica: 12.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: ?

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Petiscando com um português!

Boa noite, queridos winelovers!

Hoje quero falar de um vinho produzido na região de Douro, em Portugal. Tons de Duorum Tinto 2012 é um excelente exemplar da região, reunindo as uvas Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional em um delicioso blend! 

A começar pela linda cor na taça, um rubi vibrante com reflexos violáceos. Apresenta aromas de frutas, como morango e amora, e tem forte indício de amadurecimento em barril. Embora equilibrado na boca, esse vinho é bem volumoso e tem taninos maduros e marcantes. Um vinho encorpado, elegante e persistente!

Na ocasião, harmonizamos com mini sanduíches de queijo brie com geleia de damasco, tostadinhos do forno! Hmmmm! Simples e delicioso!! Esse rótulo também combina com carnes vermelhas, massas e grelhados! E você, também gosta de vinhos portugueses? =]



FICHA TÉCNICA

País de Origem: Portugal
Região: Douro
Produtor: Duorum
Uvas: Touriga Nacional (30%), Touriga Franca (50%), Tinta Roriz (20%)
Safra: 2012
Graduação Alcoólica: 13.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: 35 - 45 reais

Observação: as safras 2009 e 2012 receberam 90 pontos Wine Spectator!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pronunciando nomes complicados!

Olá, winelovers! Tudo certo?

Então, sente-se desconfortável toda vez que lê uma carta de vinhos em um restaurante e não sabe como pronunciar um terço daqueles nomes complicados? Ou quer contar para os amigos que adquiriu um rótulo ousado e acaba escorregando nas palavras?

Calma! Esse tutorial vai te ajudar! Recebi essa sugestão valiosa de como pronunciar o nome de 22 tipos de uvas, check it out:




E aí, curtiu? =D

domingo, 24 de agosto de 2014

Argentina e Pinot Noir, uma ótima combinação!

Boa noite Terra, boa noite Galáxia, boa noite Universo!

Vinhos argentinos tem ganhado cada vez mais espaço na minha adega! Versáteis e saborosos, harmonizam com facilidade e conquistam paladares - inclusive os iniciantes, como o meu! 

Embora a região de Mendoza seja famosa pela sua produção de uvas Malbec,  me surpreendi com esse Pinot Noir delicioso! Trapiche Vineyards Pinot Noir 2012 exibe uma cor rubi brilhante na taça. No nariz é frutado, lembrando cerejas frescas. Na boca é pouco complexo, tem corpo leve e apresenta taninos equilibrados. Achei essa safra bem interessante! Harmoniza com frango, massas ao molho de queijo e pizza marguerita.

Eu aprovo e indico! Se você já conhece, deixe um comentário; se ficou com vontade, experimente e me conte depois o que achou! ;)



FICHA TÉCNICA

País de Origem: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Bodegas Trapiche
Uva: Pinot Noir
Safra: 2012
Graduação Alcoólica: 13.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: 25 - 35 reais

domingo, 18 de maio de 2014

Contador de Estórias

Olá, winelovers! Boa noite!

Os vinhos portugueses estão me conquistando a cada taça. MANZ Contador de Estórias 2009 veio de Setúbal para mostrar todo o potencial de seu terroir. Na minha opinião, um vinho fantástico!

Encorpado e sedoso, apresenta taninos macios e final persistente, tem boa acidez. A harmonização da noite foi uma tábua de petiscos com queijo bel paese, peito de frango, pão-palito com parmesão e pão sueco com alouette de tomate seco.

Simplesmente maravilhoso, superou minhas expectativas! 


FICHA TÉCNICA

País de Origem: Portugal
Região: Península de Setúbal
Produtor: Biomanz
Uvas: Touriga Nacional (30%), Syrah (60%) e Petit Verdot (10%)
Safra: 2009
Graduação Alcoólica: 14%
Garrafa: 750 ml
Preço: 45 - 55 reais

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Vinho Tinto vs. Dentes Brancos

Amantes do vinho tinto precisam redobrar o cuidado com os dentes, certo? Nada de ficar com as dentolas manchadas, né gente! Dia desses, folheando a revista da Wine.com.br, li um trecho bastante interessante sobre tal assunto e achei interessante compartilhar com vocês:

"Tomou vinho? Nada de escovar os dentes imediatamente depois. O ideal é esperar pelo menos 1 hora. Motivo: o esmalte dentário fica mais frágil quando o pH da boca fica muito ácido - o que ocorre quando bebemos refrigerantes, cervejas, uísques e, em menor grau, vinhos."

Uma boa dica para manter nosso sorriso mais bonito e saudável!

Georginho, Georginho...

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Cosy...

Boa noite, amantes do vinho!

O tempo virou e aquele calorão não nos pertence mais! Pelo menos por enquanto... Então vamos aproveitar para falar sobre um tinto que vai bem em climas mais amenos. Hoje quero falar do Portillo Malbec 2011, um argentino intenso e bem estruturado. Depois de provar esse rótulo, uma rápida pesquisa me mostrou que ele foi super premiado! Vejam que bacana:

- Wine Spectator – 86 pontos
- Wine Enthusiast – Best Buy e 86 pontos
- Mundus Vini 2005 – Medalha de Prata (safra 2004)
- Decanter World Wine Awards 2012

Na minha opinião, Portillo Malbec 2011 é um vinho delicioso e relativamente acessível! Na taça é vermelho com tonalidades violetas. No nariz tem notas frutadas. Na boca apresenta uma complexidade interessante e taninos equilibrados. É persistente no paladar e apresenta aroma voltado para o carvalho.

Acompanhou perfeitamente com contra-filé e purê de batatas! Quando você quiser harmonizar com Malbec, prefira carnes vermelhas e queijos fortes. Gostou da dica? Agora, é só apreciar! :)



FICHA TÉCNICA

País de Origem: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Bodegas Salentein
Uva: Malbec
Safra: 2011
Graduação Alcoólica: 14.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: 35 - 45 reais

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Um Pinot Noir californiano!

Boa noite, queridos!

Se teve uma produtora que conquistou meu coraçãozinho em 2013 foi a Robert Mondavi! Gente, a linha Woodbridge possui um vinho melhor do que o outro! São rótulos acessíveis, de bom gosto, super agradáveis!

Hoje vou falar especificamente do Woodbridge Pinot Noir 2011 (que para mim é praticamente um blend). É um vinho equilibrado e elegante, na taça apresenta cor rubi brilhante. Tem aroma frutado e na boca é macio, leve. Também é possível perceber um toque de madeira, devido ao envelhecimento em barril.

Achei um vinho de fácil harmonização. Combina com frango, salmão grelhado (para quem gosta), pizza, macarrão ao sugo... Enfim, um vinho que você não pode deixar de degustar - e tenha sempre na sua adega!

Mega aprovado!



FICHA TÉCNICA

País de Origem: Estados Unidos
Região: Califórnia (Napa Valley)
Produtor: Woodbridge
Uva: 79% Pinot Noir, 11% Syrah, 2% Tempranillo, 2% Cinsault, 2% Tannat, 2% Alicante Bouschet e 2% outras variedades tintas.
Safra: 2011
Graduação Alcoólica: 13.2%
Garrafa: 750 ml
Preço: 35 - 40 reais

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Leve como uma brisa!

Boa noite, winelovers! : )

Nem só de vinho branco se faz um verão, certo?! Sei que a maior parte das pessoas prefere o vinho tinto - e com razão! Por isso decidi compartilhar esse rótulo com vocês: Vistamar Brisa Carmenère 2012 é um dos vinhos mais delicados que já tomei! Na minha singela opinião, é ideal para quem não abre mão de um vinho tinto, mesmo nos dias quentes.

Na taça é vermelho violeta. no nariz é frutado. Na boca é bastante jovem, com taninos suaves. Um vinho simples e gostoso, fácil de harmonizar e penso que agradaria a muitos paladares! Esse vinho combina com frango, legumes, carne assada... Mas pode ser perfeito com petiscos também, algo que leve queijo e presunto, por exemplo.

Ótimo custo-benefício e você encontra no supermercado! Gostou? Então experimente também!


FICHA TÉCNICA

País de Origem: Chile 
Região: Valle Central
Produtor: Vistamar
Uva: Carmenère
Safra: 2012
Graduação Alcoólica: 13%
Garrafa: 750 ml
Preço: 20-25 reais

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Vino blanco!


Hmmm... antei sumida, neh? Mas voltei! 

E hoje eu gostaria de falar de um vinho perfeito para tomar nesse calor que anda fazendo. Antonio Barbadillo Palomino 2012 é um vinho branco produzido na região de Andalucía, na Espanha. Na verdade eu comprei esse vinho lá mesmo, em uma das minhas viagens a trabalho - sim, bolsistas também viajam a trabalho! :)

Esse vinho leva a uva palomino, até então por mim desconhecida. É uma casta popular tanto na Espanha quanto na África do Sul, muito conhecida por produzir também o xerez. Há quem diga que essa uva não é boa para vinhos de mesa, mas eu digo o contrário. Foi um achado, excelente custo-benefício.

Esse vinho me surpreendeu positivamente! Na taça apresenta coloração amarela dourada; no nariz é bastante fresco. Na boca é frutado e achei até um pouquinho adocicado, sem ser enjoativo. Combinei com batatinhas chips, também adquiridas na Espanha! Se ficou bom? Ficou maravilhoso! 



FICHA TÉCNICA

País de Origem: Espanha
Região: Andalucía
Produtor: Barbadillo
Uva: Palomino
Safra: 2012
Graduação Alcoólica: 12.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: 3.50 euros (aprox. 12 reais, no período)