Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Por céus mais estrelados!

O terceiro e último vinho de nossa degustação foi o Celeste Crianza 2009, um ótimo exemplar espanhol que traz a Tempranillo como principal astro!

Refrescando a memória, o termo crianza é utilizado para designar os vinhos espanhóis que permaneceram pelo menos 24 meses na vinícola de origem antes de serem distribuídos para o comércio, sendo 12 desses meses (no mínimo) envelhecendo em barris de carvalho.

Sobre esse Celeste maravilhoso: revela uma linda cor vermelho violeta, até puxando um pouco para o vermelho escuro, na taça - cor característica de vinhos que estão envelhecendo. Aromas intensos, voltados para especiarias. No paladar, nota-se que, embora frutado, é mais terroso e tem toques de pimenta. Com final e taninos elegantes (que está no ponto ideal, apresenta equilíbrio em seus componentes). 
Foi uma ótima experiência incluí-lo no meu hall de espanhóis já degustados! Além do nome que é lindo, claro!

FICHA TÉCNICA

País de Origem: Espanha
Região: Ribera del Duero
Produtor: Torres
Uva: Tepranillo
Safra: 2009
Graduação Alcoólica: 14%
Garrafa: 750 ml
Preço:  135 - 145 reais

Estrela no céu, estrela no vinho!

Na continuação...

O segundo vinho da noite foi o Estrella Cabernet Sauvignon 2011, um californiano de tirar o fôlego! Eu não esperava tanto desse vinho, já que a uva emblemática da Califórnia é a Zinfandel. Me surpreendeu do primeiro ao último gole!

Na taça, vermelho violeta. No nariz, frutas maduras se sobressaem com um toque de chocolate. Esse vinho apresentou taninos mais maduros e baunilha na língua. Toques sutis de carvalho. Com final persistente, revelou todo o equilíbrio e a elegância de um vinhobem feito!


Na ocasião, harmonizamos com bruschettas de mussarela com molho de tomate e manjericão. Simplesmente maravilhoso!

FICHA TÉCNICA

País de Origem: Estados Unidos
Região: Napa Valley, Califórnia
Produtor: Bronco Wine Company
Uva: Cabernet Sauvignon
Safra: 2011
Graduação Alcoólica: 12.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: 30 - 40 reais

OBS: Medalha de Prata em 2011 no "Orange County Fair Wine Competition"

Um vinho quântico!

Boa noite, winelovers!

Hoje foi dia de degustação entre amigas e conheci vinhos excelentes! O primeiro deles foi o Quantum Classic Ruby Red, um blend sul-africano excelente!

Vermelho escuro na taça, muito lindo! Tem aromas frutados, ressaltando framboesa. No começo é mais alcoólico mas, à medida que respira, mostra seu sabor adocicado característico de um vinho jovem. Apresenta taninos sedosos (elegantes e macios, pouco perceptíveis) e cerejas. É redondo, tem bom corpo e final curto.


Achei muito interessante e agradável, um vinho bem honesto que não deixou a desejar! =)

FICHA TÉCNICA

País de Origem: África do Sul
Região: Western Cape
Produtor: Du Toitskloof Winery
Uvas: Pinotage, Merlot e Ruby Cabernet
Safra: desconhecida
Graduação Alcoólica: 14%
Garrafa: 750 ml
Preço: 45 - 55 reais

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vinho & Arte

Boa tarde, queridos enófilos!


Eu não sou uma mega amante da arte, mas aprecio aquilo que é bom e me acrescenta algo. Peregrinando por aí, me deparei com uma obra de um artista chamado Victor Bauer. Curiosa, revolvi pesquisar um pouco. 

Victor Bauer nasceu em 1969 e hoje vive em Nova Iorque. Seguiu os passos de seu pai, que também pintava. Sempre em contato com o mundo da arte, ele próprio se considera um autodidata. O que mais me chamou a atenção foi que ele não apenas retrata o mundo, mas de alguma forma suas pinturas deixam os sentimentos transparecerem... parece que você sente o estado de espírito da cena!


Dentre quadros lindíssimos, escolhi alguns relacionados a vinhos - ele se dedica a retratá-los de uma maneira muito bela. Espero que gostem! =]

"Silver Oak Winery", por Victor Bauer
"Ocean Breeze- XV", por Victor Bauer
"Pouring Wine No. 15". por Victor Bauer
"Robert Mondavi - Napa Valley", por Victor Bauer

Para conhecer mais, visite: http://www.victorbauer.com/


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Um espanhol encantador!

Boa noite, amantes do vinho!

Estava euzinha guardando esse vinho para uma ocasião especial. Então percebi que a ocasião era justamente ter esse vinho na minha adega! Pinord Clos de Torribas Reserva Tempranillo 2008 foi um presente de aniversário - não poderia ser uma escolha melhor! 

Na taça é de um vermelho escuro, com tons cor de terra. Traz notas frutadas, o que me lembrou um pouco os aromas do Cabernet Sauvignon, e logo se sente a madeira no nariz. Na boca é um vinho bastante equilibrado com taninos potentes, e muito agradável. Tem fundo persistente e leve presença de tabaco.

A característica mais marcante desse rótulo é seu aroma complexo, típico de um vinho reserva: 12 meses estagiando em barricas de carvalho, além de 24 meses envelhecendo na garrafa, antes de ia para o comércio. 

Em geral, o Tempranillo harmoniza muito bem com molhos a base de tomate, carnes vermelhas e pratos com especiarias. Na ocasião, harmonizei com nhoque ao molho pomodoro e bife. Combinou perfeitamente! ;)



FICHA TÉCNICA

País de Origem: Espanha
Região: Penedès
Produtor: Pinord
Uva: Tempranillo
Safra: 2008
Graduação Alcoólica: 12.5%
Garrafa: 750 ml
Preço: ?